terça-feira, 21 de agosto de 2012

20 de Agosto de 2012 - Fazendo "trabalhinhos" e pensando no PP

     O preparo é sempre semelhante, as pesquisas também, mas a cada apresentação de seminário, ainda da aquele friozinho na barriga, aquela ansiedade e depois, o sentimento de missão cumprida.
     Hoje então, apresentado e avaliado mais um trabalhinho, mas esse teve um gostinho especial, por isso resolvi escrever... Métodos Contraceptivos para o componente Saúde da Mulher!!! Muuuuito legal, trabalho bem apresentado, um pouco extenso, mas o conteúdo não permitia menos e no final da apresentação, trabalhinho para os colegas fazerem: Palavras Cruzadas. Merecemos os parabéns, Jana, John, Mileni e Robertinho!!!!! Diguidim diguidim diguidim.
     E para dar um gás antes da apresentação, novidade na Escola: "Desmistificando o PP II". O PP II, ou Projeto de Pesquisa II, é um componente que compõe o quarto e último módulo do curso, cujo este eu estarei em novembro - Uhul - e se assemelha à um TCC,  se torna um componente "mistico" mesmo, pois à um trabalho ardo por trás desse componente, muitos tem um certo receio e tudo mais. Não vou negar que penso muito nele, e me bate mais ainda aquele friozinho, mas estou bem ansioso pra começar.

sábado, 18 de agosto de 2012

17 de Agosto de 2012 - Visita à UPA Lomba do Pinheiro

     Hoje então, visita na Unidade de Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro. Beeeem legal, Unidade recém reformada e funcionando à mil, hoje com quase 90% de sua administração e funcionários do Hospital São Lucas da PUC, atende toda a área da Lomba do Pinheiro quando se trata de Pronto Atendimento. Destaque para a Sala de Restabelecimento (ou Sala de Parada) que é muito bem equipada e suporta tando atendimento pediátrico como adulto e é capaz até de atender à um parto, tendo a disposição berço aquecido e o Kit Parto que eu achei de mais.
     O auge da visita foi nos cinco primeiros minutos que nós aviamos chegado à Unidade, três viaturas do SAMU encostaram, duas Unidades de Suporte Básico e uma de Transporte de Baixa Complexidade, mas já deu pra se empolgar.
     Créditos infinitos para Jana Cavalcante, John Maia, Mileni Ortiz e Eu que enfrentamos o Pinheiro lotadaço e sempre aloprando dentro do ônibus. Baita parcerias!!!
     E hoje, mais uma vez voltei na questão Medicina Vs. Enfermagem. Ponto negativo pra Enfermagem hoje. Sei lá, só sei isso.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

16 de Agosto de 2012

     Aulinha de criança hoje então, até que tava bem divertida, sim essa é a palavra, deu pra dar uma bela descontraída no meio de alguns turbilhões, mas em fim.
     Amanhã, visita na Unidade de Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro, é nóis mano, tamo chegando. Espero ser beem legal, o problema é a mão pra se deslocar até lá, grana pra passagem e tudo mais. Ah, agora tá surgindo algumas coisinhas, dias três e quatro, visita no Hospital de Alvorada, to terminando de formatar um trabalho para Saúde da Mulher sobre Métodos Contraceptivos e de quebra dar uma de professor e montar um atividade para nossos coleguinhas, adorei a ideia.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

15 de Agosto

     Até que fim um assunto para eu escrever... Sim, no meio da monotonia do terceiro módulo (não que esteja sendo ruim, só esta monótono), uma aulinha diferente e bem legal hoje, Nutrição foi o tema e assim tenho por mais duas quartas-feiras com uma professora nutricionista lá da Escola. Vamos desde a nutrição no inicio da vida, e antes dela no caso da gestação, até a fase adulta e terceira idade e pessoalmente, gostei bastante da aula o que me fez entender algumas coisas na questão nutrição e me abriu a mente para um estralo: preciso reeducar minha alimentação.
     Na verdade preciso "educar" a minha alimentação, ou melhor, preciso me educar, pois quem manda na minha alimentação sou eu, logo eu tenho que ser reeducado ou educado, sei lá. Não que eu vá começar a comer coisas verdes e afins, a ideia de que verde em mim só fica bem em cor de camiseta ainda continua - e acho que nunca vai sair - mas preciso sim controlar mais a minha alimentação, comer mais nas horas certas e menos besteiras, não que eu vá parar de comer doces também, porque dai acaba o Maicon, mas talvez diminuir o pão e um pouco de leite, já que eles são quase tudo na minha dieta atual.
     Mas em fim, esse blog não é sobre Nutrição, nem de gordinhos em busca da perda de peso nem de mulheres querendo alcançar o que pra elas seria o peso ideal e para os homens... O blog é sobre Enfermagem, mas digo que vou escrever algo sobre essa minha ideia e talvez algumas coisas do meio.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

13 de Agosto de 2012

     Segunda-feira treze com aulinha de criança bem legal e digamos, divertida. Recapitulação de algumas matérias, oxigenoterapia, trabalhinho relâmpago e outras cositas mas. Amanhã, capacitação docente na Escola e eu me voy pro cinema com a patroa, sim, merecido descanso, se bem que o módulo tá tranquilito, poucas provas mas alguns trabalhos, espero que p terceiro feche com chave de ouro, tomara.
    Viu, to tentando escrever na semana, mas é difícil, sem assunto...

sábado, 11 de agosto de 2012

11 de Agosto de 2012 - Dia do Estudante

     Mazaaaaa, nada mais justo que um dia nosso, um dia em que teremos regalias, não precisaremos estudar, não nos preocuparemos com provas, trabalhos, seminários, estágios, etc... Dia que somos reconhecidos pelos esforços, e em fim teremos sombra e água fresca. Hahahahahhaahhahahahaha, piadinha para descontrair.
    Mas sério, piadas a parte, quero sim parabenizar a todos nós estudantes incansáveis que sacrificamos nossas vidas sociais, familiares e para alguns amorosa em troca de boas horas de estudo, para aqueles que REALMENTE se dedicam ao que estudam e à profissão que futuramente seguirão, e serão mais do que simples robôs coordenados por terceiros, parabéns para aqueles que realmente estudam e tem a noção do quanto isso é importante e recompensador.
    E aproveitando o post especial em pleno sábado lindo de Sol, aproveito para desejar uma ótima recuperação para a minha Dindinha Rosane Torely, que ontem passou por uma colecistectomia e retirou uma hérnia. Correu tudo bem, ela já está em casa e eu volto com um sorriso no rosto depois que a colega de quarto dela olhou pra mim e disse: "tu tem cara de Enfermeiro". Bah, mas pra que né, sai de lá mais feliz que gordo de camisa nova. 

10 de Agosto de 2012 - Resumão da Semana

     Novamente estou aqui fazendo mais um resumo da semana, que, apesar do terceiro módulo estar muito mais tranquilo que o segundo, que foi pra arrebentar a boca do balão,  não tenho parado muito para escrever. Talvez seja pela calmaria do módulo, estamos agora vivendo um pouquinho mais, mas também está rendendo poucos posts, mas quem sabe essa semana não role um ou dois testículos, nem que sejam básicos.
     Bom, vamos aos fatos. Como havia dito, descobri que faltam dois meses pra acabar as aulas teóricas, e agora tenho só três matérias: Assistência à Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e Pediatria. Na semana, Saúde coletiva com direito a seminário na aula de hoje sobre Doenças Combatidas por Vacinas e Saúde da Mulher com aulinha prática (igual à fulia) que ainda faltou luz e numa situação bem legal, todos aspirando água para injeção e fazendo curativos, logo, eram kits curativos com pinças e agulhas desencapadas soltas na escuridão da sala de aula... Mas deu tudo certo, a situação foi controlada, a luz voltou e nós voltamos as práticas.
    Agora, final de semana tá ai, amanhã comemoraremos nosso dia, sim, dia do estudante, 11 de agosto, nem sabia que isso existia, pelo menos algum reconhecimento nós temos.

sábado, 4 de agosto de 2012

04 de Agosto de 2012 - Resumão da Semana

     Pois então, as férias voltaram e eu nem vi elas saírem, essa tal de pseudo-férias como diria uma colega, mal deram pra pensar em férias e já voltamos com tudo. itens da semana: encerramento de um componente, desespero em um trabalho, apenas dois meses de teoria e formatura... Encerramos na segunda-feira o componente ASCAM Adolescente ou Psicologia do Adolescente, componente esse que me deixava confuso, estudar o comportamento e pensamentos de adolescentes enquanto eu ainda penso como um adolescente. Na terça-feira, descobri que um dos trabalhos de Saúde Coletiva que eu pensava ser para o dia oito do mês, descobri que seria apresentado na quarta-feira, quase dei com a cabeça na parede, ams por sorte, foi adiado para sexta-feira, o que não diminui o desespero, pois tinha dois dias pra terminar o trabalho sem contar que o próximo será para o dia dez, que eu achava que seria para o dia quinze. Sustos à parte, me dei por conta que tenho apenas dois meses de teoria, isso me devolveu o sorriso no rosto, depois do desespero do trabalho, em outubro estarei em estágio de novo, genial!!! Por último, o pessoal começa a se mexer para a formatura, vamos ver no que vai dar...