domingo, 30 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

     Bom, 2012 está se indo, ano esse de muitos acontecimentos, como qualquer ano, claro, mas teve situações especias, como todo ano também tem. Tentarei rever os principais e aqueles que fizeram alguma diferença na minha vida, espero que gostem...
     Pra começar, 2011 pra mim nem acabou, tipo, enfermagem e férias, descanso não combinam, entrei janeiro estudando loucamente e trabalhando também, nessa época ainda estava com Aprendiz na Santa Casa, um momento de êxtase pra mim, vivi lá experiências maravilhosas, eu estava lá quando o HCSA foi acreditado pela JCI... Sensacional. Fevereiro de férias, bem legal, férias da Escola e do trabalho. Mas março voltou com tudo, toda força, ainda estava no segundo módulo, que até então, foi o pior, ou o melhor, eu gostei muito, não vivia, não dormia e nem comia se duvidar, mas adorei. Durante o estágio de maio, casei...
     Voltando do estágio já no terceiro módulo, ai foi só mordomia, um módulo tranquilo, bastante coisa nova principalmente em Saúde da Mulher. Logo no inicio deste módulo, já com uma configuração de vida diferente, fico desempregado, mas estava programado já, acaba meu contrato com a Santinha, uma formatura bem legal com a presença até do Diretor, momento muito importante! Fico então de março até agosto desempregado, quando surge, após um evento da Nutrição na Escola, a oportunidade de entrar para a monitoria em troca da bolsa de estudos, fico lá por três meses e quando estou indo pra o estágio do terceiro módulo, arranjo um emprego...
     O estágio... Foi muito difícil, trabalhava das 08:30 às 18:00 e tinha que pegar no estágio às 19:00... Primeira semana do Cardiologia, em Pediatria... Estágio esse me fez chorar, unidade aberta de pediatria, só por necessidade. É complicado saber que aquela criança está doente enquanto ela está brincando alegre e feliz, sem a menor noção do porque ela está em um Hospital Cardíaco, eu olhava para os pais e aquilo me derrubava mais ainda, em fim, foi complicado. Isso me custou a minha primeira nota vermelha, de tão atucanado e cansado, não consegui aferir os SV, bah, meu mundo caiu. Coitadinha da minha orientadora que se preocupou tanto comigo, muito obrigado Bia! Mas depois fui para a CTI Pediátrica e me encontrei, adorei estar lá e sai mais contente.
     Na segunda semana um caos, SIM, Saúde Coletiva foi traumatizante pra mim, área essa nem por necessidade, foi horrível, nem gosto de comentar pra não falar de mais. Nesse momento começa os problemas por causa dos atrasos... Mais duas notas vermelhas...
     Terceira semana, meu mundo, um paraíso, tudo que eu imaginava se concretizou e aconteceu... Unidade de Pós-Operatório Imediato... Sensacional, confirmei que é realmente isso que eu quero pra mim.
    Apesar da minha paixão por unidade fachada, a quarte semana foi mágica, espetacular... Chorei de novo, mas valeu a pena. Alvorada, Saúde da Mulher, como chegar da Protásio Alves em Alvorada em uma hora, saindo às 18:00h? IMPOSSÍVEL. Sim, chegava sempre atrasado mas a orientadora era muito legal e entendia a situação. Mas o ponto alto foi o dia em que estava dando tudo certo, consegui chegar em Alvorada mais cedo, com o primeiro ônibus, mas tinha que pegar mais outro, então pego o ônibus certo, desço no lugar errado, à uns 30 minutos de onde deveria ter descido e ai são 19:30. Desesperado a motorista do ônibus foi muito legal e me deu carona de volta por Hospital, chego lá 19:45, caminho até a porta e volto, não querendo entrar, indignado comigo mesmo. Mas então ergo a cabeça e me voy, ainda bem que não fui embora. Chego na Unidade e minha turma se mandou para o Centro de Parto Normal, chegando lá fui escalado com uma parturiente primigesta de 21 anos, impossível de ver o nascimento... Nada é impossível para nós, sim vi o parto... ESPETACULAR, chorei novamente, e minhas 80 horas de estágio se resumiram aos 40 minutos daquele nascimento... GENIAL.
     Voltando do estágio, conselhos de classe, apresentações do estudo de caso, entramos no quarto módulo. Esse vai render que nem o segundo, acabou a vida, mas vala apena. Paciente Crítico, Urgência e Emergência, Saúde Mental e Projeto de Pesquisa. Ta bombando, voando, um componente melhor que o outro e agora estou muito focado no que quero, não achei que gostaria tanto assim de pesquisa, me encantei. Paciente Grave nem se fala, amo situações críticas. Urgência e Emergência é outra paixão, mas não é o momento dela, quem sabe mais a frente?
     No momento, o mais importante é a pesquisa, isso concluirá meu curso, está tudo pronto, questionário, introdução e etc., todos aprovados só falta onde coletarmos, mas está quase. Ah, me separei...
     Agora com o ano acabando, sendo que férias só em fevereiro, começo a traçar planos para 2013... Me formo em junho, espero muito por isso, sair da condição de pseudotécnico para então Técnico em Enfermagem. Planos? Sair do estágio final empregado, continuar me atualizando, fazer o BLS e focar em um  único objetivo... ENFERMAGEM 2014, ela não me escapa, nunca quis tanto e nunca me senti tão disposto e confiante enquanto a faculdade.
    No mas, era isso. Quero desejar a todos meus colegas um ótimo 2013, que tudo de certo para nós nesse novo ano que virá com tudo e que honremos a profissão que estamos dedicando a nossas vidas.

Abraços,

Maicon Torely.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

17 de Dezembro de 2012 - Voar voar, subir subir...

     Que o Projeto de Pesquisa era muito esperado tudo bem, mas que eu fosse gostar tanto, pra mim é surpresa...
     To meio viciado nessa tal de pesquisa, é bom esse negócio, e continua sendo enlouquecedor. Depois de uma noite sem dormir e um horário de almoço sem almoçar, ficou pronta minha mais nova filha, a introdução do Projeto, que pra mim, é a parte mais chata, mas apesar disse, to satisfeito com ela. Então, introdução feita, justificativa pronta, questionário elaborado e liberado pra coleta... Ah a coleta, o ponto alto do projeto, o pico de tudo, mas como fazer? SIM, meu dia deveria ter 30 Horas, trabalhando direto, de segunda à segunda, complica, mas se da um jeito, tenho que dar um jeito.
     O que importa é estou adorando o Projeto, é como conceber um filho, só que esse tu molda, tira uma coisa dali, acrescenta outra daqui, tudo pra obter a pesquisa desejada. O mais legal é que não consigo me ver parar por aqui, sério, é viciante, cada momento surge uma nova linha pra seguir, mas agora tenho que focar no principal, quem sabe daqui alguns anos não concluo as minhas outras ideias?
     Essa é a intenção....

domingo, 16 de dezembro de 2012

15 de Dezembro de 2012 - PP II, apaixonante e enlouquecedor

     São 01:48 da madrugada, de sábado pra domingo... Quase doze horas de trabalho diretos... Amanhã, mais uma jornada de "oito" horas... O Projeto de Pesquisa está tomando seu rumo principal, na próxima segunda-feira, tem que estar pronto a introdução, justificativa e o questionário. Desses, só o questionário está concluído, os outros dois, em andamento. A cada artigo que leio pra construção da introdução (no mínimo duas páginas), vem novas ideias pra pesquisa, e não é que to gostando, da vontade de correr atras de todas essas respostas que me tonteiam, pena que é pouco tempo e o trabalho é curto, mas quem sabe mais a frente?
      Estou sim quase enlouquecendo com esse Projeto, mas ao mesmo tempo me dou conta da importância da pesquisa e começo a tomar gosto pela coisa, e olha que achei que nunca iria querer me enfiar nesse mundo, apesar de estar bem empolgado com o PP, nunca tinha cogitado a ideia de outras pesquisas, mas... To gostando!
     To cansado, exausto, durmo pouco, to estressado... Mas tenho certeza que irá compensar, tem que compensar, o trabalho é ardo mas me deixa satisfeito, em deixa apesar de tudo, satisfeito. Bora se preparar para as coletas, a parte onde mais tenho medo, não das entrevistas, mas o acesso que precisaremos, isso me assusta... Peito erguido, jaleco e crachá apostos, pesquisa na mão e resultados ótimos. O que importa é acreditar, e tudo sairá bem...

sábado, 8 de dezembro de 2012

6 de Dezembro de 2012 - Todo mundo louco oba!!!

     "Nem todos que estão são
     "Nem todos que são estão"
     Primeira aula de Saúde Mental hoje, componente começou bem e promete. Nada melhor do que viajar em terias mais teorias e um pouco da vivência dos professores para tentarmos compreender as ações humanas, seus medos, suas formas de agir, etc.
      Com certeza espero muito do componente, vai ser um mundo novo, um pouco fora daquele Clínico-Cirúrgico que até então dominava-nos.

domingo, 2 de dezembro de 2012

1° de Dezembro de 2012 - O Natal tá ai

     Mais uns dias e fecharia um mês sem post... É, tá complicado, tá puxado, jornada dupla consome qualquer minuto que eu tenha livre, esses uso para estudos extras...
     O Natal tá ai pessoas, um novo ano batendo à porta e um curso bombando, como eu esperava. Sinto de novo o gostinho de deliciosas aulas, com muito conteúdo, muitos trabalhos, sempre correria, que apesar de me quebrar e acabar nem conseguir escrever no Blog, eu gosto, gosto da correria. Vou então tentar dar uma resumida no mês... Bah, antes eu resumia a semana, mas tudo bem, vamos lá!
     Pra começar. o susto que levei na primeira aula do semestre quando me deparei com Projeto de Pesquisa II, quase surtei, havia me esquecido completamente do componente, mas tudo bem, alguns momentos de desespero às vezes fazem bem.
     Assistência ao Paciente Grave por enquanto está na frente, e acho que assim se seguirá, tá realmente muito boa, faz lembar-me de aulas do segundo semestre, não vivia, respirava e nem sabia mais o que queria dizer a palavra "dormir", mas adorei, foi o melhor, e esse componente me remete as megas aulas dinâmicas que tínhamos.
     Também outro componente que havia me escapado foi Psicologia das Relações, bom, aula que gosto muito essas de psicologia... me fazem pensar... refletir... até de mais eu diria... Mas vale a pena!
     Buenas indiada, por enquanto é isso, novamente digo que tentarei escrever mais, se o tempo permitir...