quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

30 de Janeiro de 2013 - A mão que vai, fica!

     E nasce um filho. mais um entre tantos, mas talvez o último na Escola. Apresentado hoje o trabalho sobre tétano... PERFEITO. Hoje olho para trás e me comparo à um ano e meio antes, apresentando meu primeiro trabalho na Enfermagem, sobre queimaduras de segundo grau. O time era esse - Aline Budelon, Jessica Lindner, Jonathas Maia, Lilian Dias, Loreci Porto e Eu - lembro como se fosse hoje, o nervosismo tomando conta por causa da disfemia mas eu amando tudo aquilo. E foi tão perfeito quanto o apresentado hoje, dai percebo que quando feito com amor, nada sai errado, sai tudo como tem que sair, tudo genial.
      Entre uma lembrança e outra, sinto aquela saudade de tudo e olhando para frente, me dou conta que está acabando, mesmo parecendo que começamos ontem. Comentava hoje com uma colega minha, "parece que tudo começou a tão pouco tempo...".
     E lembrando ainda me dou conta de que amanhã é o último dia de aula antes das férias de verão, volto só em março. Cara, tenho que ter muita força, já to sentindo tanta falta e isso que são só férias. Dai me dou conta novamente que vocês me fazer me sentir vivo e ter forças pra encarar tudo, meus colegas... Vou sentir muita falta quando tudo isso passar.
      Mas saindo da nostalgia, além do trabalhinho apresentado, aulinha prática de novo hoje, administração IM. Bem legal, pelo menos desta vez não cai com a água destilada. Menos mal!!!
     Toquei no assunto férias né? Isso me lembra praia, calor, sombra e água fresca... HSUHAUHAUSHAUSHUASHUAHSAUS, sim meus caros, ainda não perdi meu bom humor. Um mês de férias certo? Tenho no máximo até o final da primeira quinzena de fevereiro para encerrar minhas coletas, só o PP já me comeu todas as minhas possibilidades de descanso, que aliás continua sendo "o causador da minha insônia...sempre". Depois, tem uns 14 trabalhinhos para estudar para Urgência e Emergência. Tá bem, férias pra que né? Eu tive 18 anos para descansar antes de decidir entrar para a Enfermagem, agora, aguenta!!! E como disse minha irmã essa semana: - Tu não tem vida? Hahahaha, genial!!!!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

29 de Janeiro de 2013

     Aulinha hoje muito, mas muito boa. Me remeteu aos bons tempos do meu querido (mas sofrido) segundo módulo, aquele em que eu não viva, não sentia, não comia e não mais um monte de coisa, mas era feliz assim mesmo...
     Aula prática de punção venosa, é boa ta uma furada nas fossas cubitais dos outros né?! Hahahaha. Sério, uma aula muito prática hoje, pra ficar melhor, só se sumularmos uma punção em movimento, sei lá, ia ficar tri!! Hoje também conversamos sobre estágios e na soma, temos exatamente 19 dias e 2 horas de aula. Sensacional!!!!
     Enfim, post meio confuso, ainda estou me recompondo de domingo, assim como todo o Estado, mas, vai se levando. Só não podemos se entregar pros homi!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Luto

      Buenas personas, não sei o que me tenho, mas nunca antes uma tragédia me abateu e me comoveu tanto como a de Santa Maria, neste último final de semana. Fiquei sabendo quando estava na praia, pelo meu pai que chegou falando que o Brasil inteiro estava movimentado e comovido, não dei bola, pois tinha noção da magnitude dos fatos e quando entrei em casa e vi toda a programação interrompida e fleches passando a todo o momento, caiu a ficha do que estava acontecendo.
     Nunca estive em Santa Maria, não conheço ninguém da UFSM, mas estou completamente desestruturado, como se todos aqueles estudantes fossem meus colegas, amigos, etc... Escrevo agora coma língua no céu da boca, inacreditavelmente engolindo o choro que está difícil de conter. Juro que a vontade que tenho agora é de largar tudo e ir para lá, poder ajudar, confortar, dar assistência para aqueles que ainda precisam, vitimas ou seus próprios familiares.
     Li algumas coisas no Twitter e vi algumas falas de vítimas pela televisão que fixaram-se em mim e evocam a todo momento.
     Escrevo em solidariedade a todos, expressando o que sinto, como sempre, e pedindo para todos que assim como eu, abalaram-se, mova-se. Todos os hospitais da Capital estão precisando de apoio, a lista de voluntários está aberta, doação de sangue são necessárias. Então ajudem. E quero demonstrar o orgulho por nossa terra, sim, terra gaúcha, que quando preciso, se une em uma colossal massa.
     #ForçaSantaMaria.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

24 de Janeiro de 2013 - #medo

     Estranho estar escrevendo sempre depois das aulas de Saúde Mental, mas tudo bem, vamos lá.
     Aula hoje sobre Psicose, muito legal, já vimos a psicose em si, esquizofrenia e agora transtornos de humor, matéria onde mais consigo associar na prática. Um parentese, eu tive uma bipolar em casa, fecha parentese.
     Mas logo no inicio da aula, a professora introduzindo os transtornos de humor, que são basicamente depressão e bipolaridade, vem a seguinte frase:

O que a professora diz:
      "A maior incidência de depressão e transtorno bipolar, se da em solteiros e divorciados. A idade média para o surgimento é de 20 anos para homens e 18 para mulheres..."

O que o Maicon ouve:
     "Tu tá solteiro, recém separado e ainda por cima faz Enfermagem... Tu tá desenganado Maicon, corre enquanto da tempo..."

     #MEDO. Mas tudo bem, seguimos. Para toda a regra à uma exceção, sou o melhor do mundo em exceções...

     Mas o que importa é o que interessa, hoje nos demos conta de que temos exatamente um mês e uma semana de aulas teóricas e depois, cara, depois é só alegrias mesmo, serão dois meses diretos de estágios, primeiro, estágios em Saúde Mental, Paciente Crítico e Urgência e Emergência, depois, o grande Estágio Final, espero muito por isso. Mas antes, ainda sigo no dilema de minha amorosa pesquisa, tá difícil, tenho que coletar mais dez questionários até segunda-feira... Complicado!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pra quem escrevo?


     Quando tudo parecia estar perdido, quando pensei que tudo estava acabado, quando achei que nunca mais veria o horizonte e que a nuvem negra deixada pelo passado perpetuaria, ofuscando-me na eternidade das desgraças, quando tudo dava errado e no momento em que eu só olhava para a frente sem perceber o mundo em minha volta, sem perceber quem sempre esteve do meu lado, me tocastes, e então te vi. Te vi, alva, branca e leve, conduzindo-me com a destreza, firmeza e humanidade que carregas com tua história de vida e juntos, assopramos a nuvem negra pra bem longe e assim pude ver novamente o horizonte e perceber o quanto ele é belo.
     Quero poder agradecer-te por tudo, mas não sei como, então, escrevo-te, mesmo sabendo que não poderá ler, mesmo sabendo que nunca saberá o que fez por mim, escrevo-te palavras na tentativa de demonstrar a todos o que sinto por ti, mesmo isso já não sendo novidade para todos que me conhecem, nunca fui de esconder meus sentimentos.
     Hoje, me entrego, como nunca antes fiz, apesar de achar que tinha feito, mas não igual a hoje... Meu futuro, minha carreira, minha história, tudo entrego à ti... E só a ti me confio...










#ENFERMAGEM2014

22 de Janeiro de 2013 - Voltando, aos poucos

     Para quem disse que o escritor em questão andava meio chateado, pois não via novos post no Blog em questão, conhece mesmo quem escreve... Fato que estive afastado um pouco, mas para quem acompanha, viu o um outro Blog bombava!!! Enfrentei algumas semanas difíceis sim, tomar decisões, sérias decisões me deixam um pouco abalado, mas estou melhorando. Sim, fazem mais de dez dias que nada escrevo aqui, então vamos à uma atualização. Mas nada melhor do que conversar com as pessoas certas, sobre assuntos certos (no caso, Enfermagem) para a gente se sentir, ainda que pouco, mais animado, alegre e continuar firme, mesmo que ainda fraquejando, o que importa é levantar a cabeça, sacudir a poeira e dar a volta por cima...
     Falei no último post da prova de Saúde Mental, que foi a última da série de provas que tivemos, Paciente Grave, Urgência e Emergência e Saúde Mental... Bem legal as provinhas!! No mais, tudo tranquilo, o módulo está calmo, muito conteúdo, mas calmo, apenas um trabalho/aula sobre tétano, nesse, eu e o John daremos uma "aula" para a turma, baita ideia do nosso professor.
     O que nos vinha tirando o sono ultimamente era o PPII, é claro. Mas hoje durmo que nem um bebê (apesar de estar desmamado... Só os fortes entenderão kkkk), pois conseguimos liberação de uma Instituição da capital para coletarmos, sem dúvida a melhor noticia do ano até agora, depois de muito penar e muito correr atras, a pesquisa parece estar tomando o rumo certo, fico mais tranquilo pois não precisaremos mudar o objetivo, o que era meu temor.
     No mais, tranquilito, mas uma semana e meia de aula, e férias... Da Escola né, trabalho continua, ainda bem, se eu parasse total, nem sei se voltaria... To brincando!! E nem é férias total, tenho fevereiro para tabular, ler os resultados, colocar em gráficos e montar a apresentação do PP II. Coisa boa né?
     Novidade, está quase tudo certo e pronto e ajeitado... BLS vai saiir!! Certo que estou me atirando, ainda mais com convite da Sorinha Paty, impossível recusar, muita saudade de assistir as suas aulas teatrais e muito bem lecionadas!!!






"Enquanto isso, na Enfermaria, todos os doentes estão cantando, sucessos populares..."



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 de Janeiro de 2013 - Prova Saúde Mental

      Mas tchê, gosto de dexa eles tudo solto no campo de certo, só tem essa explicação...
      Saio na porta da prova e ouço o sussurro, "ótima a tua prova"... An, de onde veio isso? Mas em fim, sinal de que fui bem, é, minha "prática" na área me fez bem!!!! Hauahaua, só os fortes entenderão. Mas o acontecimento foi, depois de quase uma hora após o término da prova, discutindo com mais algumas colegas, falávamos da evolução que tínhamos que montar o objetivo, o que vimos e a conduta, o que tomaremos de cuidados com nosso paciente... Dai descobri que gosto de ter meus pacientes tudo solto, sei lá, num campo talvez, SIM, eu esqueci a conduta na minha evolução, mas mesmo assim o elogio da prova venho, no fim, acho que fui bem. Que bom.
      Agora é começar um trabalhito que se tornará uma aula para meus colegas, sobre tétano e continuar focando na pesquisa, que o principal foco ainda!!
     Ps.: meus textos estão diferentes, notei isso... sei lá.

9 de Janeiro de 2013

      Hoje, escrevo mais calmamente, não estou tão acelerado nem verborreico, vai ver por estar cansado, fazia tempo que não estudava assim, entrando noites a dentro, mas como hoje ninguém mais me espera na cama e meus travesseiros não sentem minha falta, não tenho pressa pra deitar. E também, o terceiro módulo foi mais tranquilo, já o último, tá bombando, mas já falei isso aqui.
     Estudando ainda Saúde Mental para a provinha de amanhã, outra matéria que me impressionou, tinha curiosidade, hoje gosto bastante. Incrível as associações que posso fazer, tu te identifica, identifica familiares, amigos, isso pira!!
     Quase confirmada uma Instituição para coletar nesse final de semana, estou louco pra partir pro ataque, no bom sentido é claro!!! Mas no fim, está dando tudo certo, o prazo tá bom, está tudo se encaminhando, a pesquisa vai ficar nos trink's.
     Bom personas, uma coisa de boa pelo menos, estou escrevendo todos os dias... Só escrever pra salvar minhas noites agora... Complicado, mas quem ganha é o blog (não quis dizer "quem ganha é vocês", muito cliche ahsuahsua!!) Tenho mais uns quatro meses, SIM, quatro meses de curso, já que tenho férias em fevereiro... Será que os textos estão com dias contados? O que acham? Opinem, é importante saber daqueles que leem... Quem sabe não muda um pouco a bio do blog, de "estudante do curso técnico em enfermagem  para "Acadêmico de Enfermagem...". Sonho... Boa noite a todos, bons estudos e boa prova para mim e meus colegas!!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

8 de Janeiro de 2013 - "Afasta eu, afasta todo mundo"

     Não adianta, sou louco por UTI, me coço por um Pré-Hospitalar, meu trabalho final é na área da Oncologia, mas meu coração fibrila quando dele falo, falam, estudo... A Cardiologia ainda desperta em mim uma louca paixão, que é antiga, desde quando pensava na Medicina...
     Aula hoje loca de buena e eu tava realmente precisando de uma aula dessas. Mega aula sobre PCR, suas variações, Desfibrilação e Cardioversão. Muito boa meeessmooo!!! Agora, estou totalmente acelerado e se estivesse falando, verborreico também, hauahau, tava sentindo falta desse ritmo, desses momentos em que paro e penso: como vale a pena estar aqui. Claro, tirando o fato de que ontem, com aquela chuvinha, desabou água dentro da sala de aula, inundou tudo, foi uma beleza. Esperamos que isso não se repita Escola...
     Estou escrevendo sem parar e não sei nem o que escrevo, só sei que dia 10 agora tenho prova de Saúde Mental e então vou indo lá estudar as maravilhosas Funções Psíquicas e aproveitar que estou aceleradaço, hauahuahau. Fui...

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

7 de Janeiro de 2013 - Que comece a Pesquisa

     Pois então, chegou a hora, sem mais demandas, que comecem as pesquisas... Como se fosse tão fácil assim né? Só hoje, levem um "não", um "te ligo depois" e assim por diante de diferentes Instituições da capital, mas não podemos se entregar pros homi, só me fortaleço e engrandeço minha fome de pesquisa, sim, faminto agora estou, gostei mesmo da coisa.
     Minha dupla, Vanessa, já em atividade, foi quem salvou o projeto hoje, pois é, o trabalho ainda me prende, não consegui coletar ainda, mas se tudo dar certo e tem que dar, o final de semana vai ser movimentado, no mínimo uns três Hospitais vão se abrir para nós... Hahaha, o que impota é acreditar, como sempre digo.
     Nesse momento, finalizado os métodos, encaminhar e esperar a decisão... Em fim, está tudo correndo bem, apesar de não termos grandes coletas, tempo ainda temos e sei que dará tudo certo!!
     BOA SORTE PRA NÓS!!!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

2 de Janeiro de 2013 - Primeiro post do Ano

      A calcinha tá na cabeça, a casa caiu, pegou fogo, o gato morreu... Nesse clima típico da Saúde Mental, iniciamos o ano hoje, com a primeira aula do ano, funções psíquicas, pegando pesado, mas muito bom.
     Estou realmente me interessando pela psiquiatria, não é uma área que queira seguir, mas para nível de curiosidade, é muito legal. Aprender a identificar os pacientes psiquicamente torna-se muito importante, e tenho certeza que vou levar comigo em qualquer especialidade, pois todos são vulneráveis de desgastes psíquicos.
     O melhor do componente, é ir identificando as funções em pessoas do nosso cotidiano, SIM, tu fica com isso na mente. Tipo, sentou o cara do teu lado no ônibus, tu já olha analisando ele e identificando seu estado, muito louco. Fora as analogias que eu posso fazer, "as patologias se completam", essa frase vai render um post no outro blog, certo que sim.