domingo, 17 de novembro de 2013

17 de Novembro de 2013 - Diário de um pré-vestibulando a Enfermagem

     Já se passaram pouco mais de três meses com o diploma na mão, três meses reconhecido oficialmente como técnico em enfermagem, dois meses de Emergência, sete meses de cursinho pré-vestibular, dois ENEM, dois vestibulares para a Federal e quase dois anos de um sonho.
     Hoje, a cada duas enfermeiras com quem trabalho, pelo menos uma já foi técnica em enfermagem e a outra, é graduada pela Federal. Hoje, enquanto conversava com algumas enfermeiras, cresceu aquela esperança novamente, esperança que às vezes se esvai, que às vezes parece que não irá dar pé, que será sempre um sonho utópico, mas, não nos prenderemos às desesperanças. Um sonho é um sonho, e este, SERÁ realidade.
     Ao ver elas me contando como foi duro conseguir a graduação e me repetindo, a cada final de frase, "era o meu sonho, e eu consegui", os olhos enchiam d'água. Olhava para a frente e via uma graduada pela Federal, que me dizia, se é o teu sonho, vai em frente, não desiste, não é impossível. Uma terceira, também graduada pela Federal, me contava dos colegas que eram técnicos, outros que trabalhavam no comércio, e mesmo assim, se formaram pela Escola de Enfermagem da UFRGS.
     Foi quando ouvindo a primeira me contando que levou quase dez anos para se formar, mas conseguiu, que pela primeira vez este ano, marejei os olhos. Como agora estão. Impossível me conter.
    Olhava para o meu braço tatuado por uma loucura de adolescente, que talvez um dia eu até me arrependa. No braço, a Lamparina, no ante-braço, um traçado eletrocardiográfico. Um dizem que é loucura, outros, que é amor. Digo que é um amor louco.
     Mais de uma vez incentivo pessoas a não desistir, a sempre acreditar, a ir com tudo, a acreditar no sonho que se tem. A sonhar esse sonho e fazer dele realidade. Hoje foi a vez de receber um auto-incentivo. Sai daquela conversa com este texto quase pronto na cabeça, e com planos e planos, com sonhos realizados, com meu o meu nome no listão, com meu diploma na mão, me vi indo ao COREN trocando o meu registro, me vi de azul e branco, me vi Enfermeiro.
     Me vi completo, me vi realizado. Me vi acrescentando ao Blog, além de aluno da Dani e da Pati, Acadêmico de Enfermagem. Visualizei carreiras, pós-graduações, mestrando, meu doutorado. Enxerguei momentos difíceis, me via dobrando doze, vinte e quatro horas para poder folgar na semana e estudar. E quando voltei à mim, ainda vestido todo de branco, tinha meus pacientes para atender, as vidas para salvar, corações para alegrar.
     Votei e fiz meu trabalho, mais um dia que saio satisfeito. Mais um dia que passo meu plantão feliz, realizado e com o sonho ainda vivo.

Hoje, a Enfermagem já é mais que um sonho, é uma vida. É a minha vida.