sexta-feira, 21 de junho de 2013

21 de Junho de 2013 - Emocione-se e serás pago!

     Primeiro, perdoem-me pela ausência. Segundo, o estágio está se acabando, mais três dias e tudo se fora, mais além, textos bem legais, e começando por esse!!
     Aquele que disser o que UTI é fim da linha, eu hoje conto história que farão esses mudar de opinião. A esperança e a vontade de viver destes pacientes em conjunto com o carinho, dedicação e atenção dos profissionais que a eles assistem, é fundamental e decisiva para desviar esse olhar de quem está de fora.
    À um mês e meio em estágio em uma UTI cardíaca, pude ver boas coisas... E outras espetaculares. Essa semana foi a semana da recuperação, da luta, da vontade de viver, da força de viver. Vou tentar passar para vocês e que senti, mesmo sabendo que não seja possível expressar em palavras, ou talvez eu não tenha esse dom, mas, tentaremos.
     Ver os pacientes dedicados, sorrindo, felizes por estarem vivos, por estarem ali, mesmo sendo dentro de uma unidade crítica, te da mais vontade de continuar nessa posição, posição de auxilio, de amigo, de filho... Sim, fui chamado de filho por uma paciente minha hoje. Ver o sorriso dela ao fazer cosquinhas no pé ou brincar dizendo que ela era só minha, receber um simples gesto de carinho enquanto trabalhava para um melhor conforto para ela, ver segurando a minha mão fortemente como quem diz "obrigado" ou "eu quero muito viver"... São momentos que nos pagam, não é o salário, não é o reconhecimento profissional que me paga, é a troca de carinho, a cumplicidade com aqueles que por mim são assistidos, o reconhecimento deles me paga, o olhar, o carinho, o tentar escrever obrigado no meu braço por não poder falar... Hoje mais uma vez me certifiquei por que habito o mundo que habito.
     Meu olhos ficam úmidos, arrepios me surgem e a certeza do meu papel também. Alias, não só do meu papel, o papel de todos nós, que nos dedicamos ao que nos dedicamos. Úmidos ficam ao lembrarem da cena que pude presenciar hoje, e seria egoismo meu se não a compartilha-se. Um paciente que até semana passada era considerado em mal estado geral, grave, crítico... Hoje, quando olho para o seu box, está bem sentado, com seu óculos e lendo a revista do Hospital... Só da o Maicon correndo por toda a unidade pra chamar minhas colegas de estágio pra dividir aquela emoção que pra mim já extravasava aos olhos. Foi cena linda e que emocionou a unidade inteira, mesmo aqueles que já tem anos e anos, se admiraram ao ver aquele guerreiro. Médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, todos. Virou celebridade na unidade.
     Espero que tenha conseguido passar para vocês o que senti e quero dizer, para todos, principalmente para que está começando: - Faço com amor, faça com carinho, faça da maneira que se sinta recompensado, e a recompensa, pra mim sempre será essa, é ver a alegria de quem luta e vença pela simples ação de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário