domingo, 7 de outubro de 2012

07 de Outubro de 2012 - Pediatria

     Semana perplexa...
     Minha primeira semana de estágio e começo pela a Pediatria... Bah... Dois dias na Unidade e dois dias na UPO Pediátrica... Foi sim punk, em tudo, perplexa também, muitos pensamentos em relação à especialidade, momentos difíceis, complicados, punk, punk, punk... Mas vamos pelo inicio.
    No primeiro dia, muito tranquilo, fiquei só nas medicações, lendo algumas pastas, um pouco de conversa com a técnica da unidade que só tem dezenove anos de Pediatria, até ai, tudo sensacional, mas também nenhum contato direto mesmo... Tudo tranquilo... No segundo dia... Pausa dramática... mesmo. Minha vez de ir para verificação dos sinais vitais. Antes, outra pausa. Sabem a que velocidade bate um coraçãozinho de uma criança? De RN? Ou mesmo de um bebê??? 160, 150 batimentos por minuto. SIM. E como aferir isso em Unidade Aberta? SIM de novo, na mão. reloginho com segundeiros e bora prestar a atenção. E sabe como era a Unidade que eu estava. Cardíaca. Sopros, atresias, CIVs e CIAs a bambu. E o que o Maicon faz? Se desespera. 40 minutos para NÃO conseguir verificar nem FC, nem PA, e nem tentar FR. Resultado? Um aluno frustado consigo mesmo e uma orientadora assusta achando que a culpa era dela. Tadinha. Mas isso foi de menos, o que realmente me cortou e tinha me dado quase a certeza de nunca pensar em trabalhar nessa área, foi ver crianças, RNs, bebês, todos, felizes e contentes, sem nenhuma preocupação, simplesmente não entendendo nada, e seus pais, tios e avôs ali, preocupados, e tu já leu a paste deles, sabe o que eles tem, sabe as condições, as chances, mas também as esperanças... Resultado? Um Maicon completamente destruído e acabado emocionalmente, querendo se enfiar em um buraco e dali não sair até saber que eles estão curados...
     Mas dai, no terceiro dia, aconteceram coisas inexplicáveis... Fiquei na UPO Pediátrica... O que senti la dentro, nunca conseguiria manifestar em palavras ou qualquer outro meio. Sempre fui louco por Unidade Fechada, visitei UTIs, Bloco, mas nunca havia ficado mais do que meia hora... Passar três horas lá, foram as três horas de estágio mais bem utilizadas e usadas e aproveitadas. Apesar de serem pacientes graves e pós cirúrgicos, me senti bem lá. O louco é que ainda continuava sendo uma Unidade Pediátrica, e eu me senti verdadeiramente bem.
     Mal posso esperar pela terceira semana de estágio, que vai ser inteirinha em uma UPO, adulta, mas tenho a certeza que vai ser tão genial quanto.
     Resumo. Na quarta-feira, quase saio chorando, por tudo, e cansado, exausto emocionalmente. Na quinta-feira, saio chorando, de feliz, de contente, de realizado, SIM, essa é a palavra, REALIZADO...
     Pediatria? Eu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário