terça-feira, 16 de abril de 2013

16 de Abril de 2013 - Saúde Mental Parte 1

     A minha ideia, era ao final de cada campo, relatar a minha vivência, sentimentos e afins, como sempre faço em estágios. Mas esse está se tornando mais do que especial, e garanto que renderão dois posts tranquilos!
     Me fascina. Me alegra. Me da sentido a vida. Me faz sentir-me verdadeiramente útil. Tudo isso em apenas uma atividade, uma oficina de beleza, simples ações, simples sorrisos, simples brincadeiras, simples tentativas que acabam voltando-se para que a inicia. Quem está ali para cuidar, acaba sendo cuidado, aprende mais do que a simples técnica, atividade profissional, aprende a vida, o valor de uma atenção.
     Fizemos hoje, o que é rotina na Instituição em dia de visita, a oficina da beleza, em uma unidade psiquiátrica feminina, com cerca de cinquenta pacientes crônicas. O prazer de ver a satisfação naqueles rostos, uns abatidos por doenças graves, outros ali apenas por um descuido e falta de medição, igual ao surto, igual a internação, igual a lição de vida. É amigo, não reclame.

- Nossa, até saiu de mim aquela tristeza.
- Mas não é pra ter tristeza, é pra se alegrar, pra isso estamos aqui (me senti o próprio Patch Adams).
- Olha Maicon, a gente faz cada coisa nessa vida, cada loucura, depois temos as consequências.

Ela levanta, me da um abraço, e me agradece, agradece e sai espalhando para as colegas que esta se sentindo tão bem, ótima, e que não tem motivos para a tristeza.

     Geralmente não relato coisas assim, mas tinha que relatar. Esse dialogo eu, sim, eu pintava as unhas dos pés de uma paciente. Uma coisa tão simples, tão insignificante em nosso dia-a-dia, mas que mudou o dia daquela senhora. GENIAL.
     Enquanto a Aline fazia as unhas de uma, eu "aprendia" a fazer "trança coladinha" enquanto dava puxões no cabelo da Aline pra ver ela tentando me estapear, e assim, risos provocados e bem dados. Enquanto me esquivava dos tapas, outras três esperavam para eu fazer as tais tranças. Uma ajudante, que me auxiliou o tempo todo, com a maior boa vontade. Outra dizia, já então toda maquiada e contente, "se não der certo como enfermeiro, pode virar cabeleireiro". Eu concordava e ria.
     Espero muito ainda, tenho mais dois três dias, de estágio, de aprendizado, de provações, de emoções.

Enfermagem sua linda, sempre me surpreendendo e mudando minha vida!!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário