quinta-feira, 30 de maio de 2013

29 de Maio de 2013 - Dormirei satisfeito

     Sim caros leitores, leitoras, amigos e amigas, ando sumido, mas tá complicado a coisa, esse relatório final tá realmente nos dando um baile, tá braba a coisa.
     Hoje me certifiquei que o meu mundo é onde estou... Confessarei agora que, por alguns momentos, isso foi questão em minha cabeça, pois é meus amigos, me perguntei sim se era realmente isso, se estava no lugar certo, na caminhada certa. Mas não impressionem-se, tive a prova mais uma vez.
     O dia começou com ideias flutuantes na cabeça, devaneios e cheia de coisas, o caminho para o Hospital não foi diferente, só veio acrescentando fatores e encontros, mas não entraremos em detalhes, assuntos de outra página, quem sabe, prefiro que não. Quando desci do ônibus, ainda aturdido por coisas e mais coisas, pensei pra mim mesmo, hoje vou dar tudo de mim, vou provar para eu mesmo tudo o que eu digo que um dia serei, vou me puxar mesmo. Entrei no Hospital com esse pensamento, me vesti, olhei-me bem no espelho, um pouco d'água no rosto pra acordar e pronto, lá estava eu, me dirigindo ao meu destino, a minha vida. Foi sem dúvida, até então, o meu melhor plantão. Me achei, definitivamente, mesmo que isso irá ocorrer milhares de vezes, digo que me certifiquei o que eu sou, me personalizei, sai da despersonalização momentânea que havia acontecido uma hora antes, no caminho de onde me encontrava.
     Precisava falar sobre isso, sobre as minhas dúvidas presentes sobre o que estou fazendo, sobre os fatos implícitos, sobre as certas explícitas.
     E o melhor, faltam 100 HORAS, SIM, meio estágio já foi, agora falta menos ainda, logo logo, serei quem vou ser, oficialmente.

sábado, 25 de maio de 2013

25 de Maio - Resumão da Semana

     Bom, o que me resta é escrever.
     Semana cheias de emoções, coisas novas, na prática e algumas sacadas de mim mesmo. Quado digo "sacadas de mim mesmo' quero dizer que consigo me ver de fora e vejo agora que ainda falta bastante de mim e posso me esforçar bem mais. Me dei conta de que não sou o dos mais humanizados de todos, expressão confusa essa, mas enfim, em frente, sim meus queridos, falta bastante pra ser como aqueles que preso, deve ser porque ainda ta caindo a ficha ou porque ainda fico meio receoso de algumas coisas, mas é questão de tempo, fecho essa semana duas semanas de estágio, espero nessa semana que se inicia, iniciar com tudo e falando com tudo...
     Sem muitos detalhes, mas participei da minha primeira RCP. Tremia que nem vara verde, parei de tremer durante a manobra e voltei a tremer ao término da mesma. Apesar do nervosismo, consegui ter uma resposta rápida e em conjunto com a especial equipe que acompanho, deu tudo certo.
     O que posso dizer é isso, ainda tenho que aprender a assimilar algumas coisitas aqui, outras ali, mas a certeza de que é o meu mundo, disso tenho certeza.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

20 de Maio de 2013 - BLS, nosso dia e Resumão da Semana

     Primeiramente, parabéns a todos nós, que somos o batalhão de frente, que estamos lada a lado de nossos pacientes, seja no nascimento, seja na hora de tomada de decisões cruciais, seja no seu último momento... Lembre-se, faça com amor, faça com carinho, com dedicação, faço o certo, que o reconhecimento estará no simples olhar de agradecimento daquele que nos teve por perto no momento que ele mais precisava.

     Parabéns pelo nosso dia, Dia do Técnico em Enfermagem!!!!

     Ontem, BLS... Sim, sou provedor em Suporte Básico de Vida pela American Heart Association. Muito bom, ótimo curso e ainda por cima ministrado pela minha leitora e eterna Sorinha Enfª. Patrícia Dias!!! Recomendo!!!

      Chegamos ao resumão... Como sabem, não da pra escrever tudo que eu passo quando estou em estágio, então tenho que me refrear. Mas posso dizer e afirmar mais uma vez, que estou no caminho certo, na Unidade certa, no mundo certo.
     Posso dizer que a equipe é ótima, está nos recebendo muito bem e nos ajudando muito. Me sinto parte da equipe já, e isso é bom, pois eles nos identificam assim também! Por fim, está sendo ótimo, muito aprendizado, muita ação, muita relação teoria-prática!!!!
 

terça-feira, 14 de maio de 2013

14 de Maio de 2013 - É tu escreve naquele Blog?

      Gostei disso...
      Estava eu hoje, na Semana de Enfermagem do IC-FUC, asero a palestra sobre Acreditação Hospitalar, que por sinal, muito boa, quando alguém bate no meu ombro:

- É tu que escreve naquele Blog, que conta o que tu sente, as tuas experiências no curso e tal?
- Oi, sim sou eu!!!
- A gente adora, leio todos os dias, tu nos ajuda muito, ainda mais que estamos no segundo módulo e não temos muita noção do que vamos encontrar, dai a gente imagina pelo que tu escreve. Continua escrevendo, não para, é muito bom.
- OBRIGADO * mega sorriso no rosto *

     Cara, genial isso. É muito bom saber que os novos aspirantes à esse mundo sintam-se orientados por aquilo que aqui escrevo, satisfação vai a mil!!! Fico feliz em saber que ajudo no simples ato de escrever sobre aquilo que amo, faço, admiro...
     Obrigado a todos que me leem, aqueles que tomam ou não como exemplo, os que gostam ou não, muito obrigado, saber que faço a diferença em algum momento na formação de vocês me deixa realmente realizado e feliz. Tenham toda a sorte que puderem reunir, lutem por aquilo que sonham, mostrem à todos que podemos fazer a diferença na nossa profissão e acima de tudo, façam com AMOR, pois só o amor é capaz de nos tornar bons profissionais!!

Abraços à moça que me esqueci de perguntar o nome, mas sei que é da turma do 2º módulo do Téc. Enf da Escola!!!! Boa sorte e bem vinda à Enfermagem...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 de Maio de 2013 - Como se fosse a primeira vez

     Em primeiro lugar, Feliz dia Mundia do Enfermeiro - 12 de Maio.

     Como se fosse a primeira vez... Lembro-me como se fosse hoje, por isso afirmo que foi tão forte quanto a primeira vez que atravessei a Av. Princesa Isabel em direção ao Hospital, para termos o nosso primeiro contato com esse, até então, novo mundo. Emocionante foi, me arrepio ao escrever agora, todos nós, de uniforme novinho, nunca usado, azul anil, reluzindo em meio aos faróis que nos iluminavam... É, a primeira vez a gente nunca esquece!!
     Hoje, tive essa mesma sensação gostosa, que tive a mais de um ano e meio atrás, mas com um gostinho diferente o que tornou ainda mais genial. Nosso estágio final, assim atravessávamos a mesma Avenida, com o mesmo frio na barriga, as mesmas borboletas no estomago, a mesma ansiedade da primeira vez e nesse momento me bateu um orgulho imenso de nós, um sentimento de missão cumprida, dentro da Escola, claro, pois nossa missão está apenas iniciando.
     Pela manhã, enquanto nos preparávamos para a ilustre travessia, bobos ficávamos ao responder para uma aluna nova, somos do último módulo e assim, aos poucos vai nos caindo a ficha, do grande passo que demos.
     Mas não eramos para estarmos acostumados com estágios e afins, afinal já estamos acabando? Que bom que não, é magnifico poder sentir essas borboletas que bem nos fazem ao voar dentro de nossos tratos gastrointestinais, com todo o perdão que a licença poética me permitir, assim dizer. 
     E assim seguiremos, como se fosse a primeira vez, como se cada plantão nosso fosse o primeiro e o mais  especial.

Parabéns para nós!!!!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Diário de cara nova

     Bom pessoas, havia comentado sobre mudanças no Diário, lembram, pois então, tenho a ideia de não desativá-lo após o término do meu curso, sendo assim, algumas coisas iram mudar no Blog, tenho várias ideias, de centrar o blog para estudantes de Enfermagem, técnico ou quem sabe graduação, mais a frente. Mas em fim, a ideia de trazer coisas do nosso cotidiano, situações, alguns procedimentos para fim de esclarecimento de dúvidas e curiosidade, mais ou menos por ai, entendem?

     Sei também que isso me tomará uma atenção redobrada, então não garanto a mudança de imediato. Pretendo passar o que sei, o que aprendo e assim por diante, mas sempre mantendo essa licença poética que mantenho aqui, com meus próprios sentimentos e percepções. Mas para que isso aconteça, peço-lhes, libero-lhes para que me enviem sugestões de temas, assuntos, dúvidas e demais curiosidades, o que seja, e assim eu poder continuar escrevendo. Ok?

     Aqui está meu e-mail: maicontorely@yahoo.com.br. Quem quiser trocar alguma ideia, sugestão, crítica, quiser ajudar, sintam se em casa!!!

09 de Maio do 2013 - Estágio Final, o inicio

     Buenas personas, foi dala a largada, as últimas 200h como aluno começaram, agora, não volta mais, ninguém pode nos segurar, nos impedir, a não ser nós mesmos, claro, mas creiamos que isso não acontecerá... Estamos como quando mais jovens (no meu caso, a bem pouco tempo) quando contávamos os meses para a nossa maioridade, nossos 18 anos, assim me sinto...
     Ontem, quando fui deitar, me passou um filme na cabeça, mas só o final eu via, e me dei por conta do que está prestes a acontecer. Esse estágio além de ser muito importante, ainda serve de vitrine para nós, mas o mais espetacular e junto, amedrontador, é saber que agora é nós por nós mesmos, sim meus caros, estaremos entregue às unidades, agora não mais com o nosso querido professor do lado, ali, a disposição para a qualquer momento chamarmos ele e de prontidão e imediato ele está ali, nos auxiliando e ensinando. Logo, estamos ganhando independência, fruto de nossos esforços até agora.
      O nosso dever, é não decepcionar, à nós mesmos e aqueles que por nos estiveram até agora, pelos bastidores nos preparando para o nosso grande momento. Sim, esse é o nosso, grande momento, de mostrar que estamos grandes, crescidos e capazes o suficiente para exercermos nossa profissão. Assim me sinto, à poucas horas de distância de uma conquista que tem um valor enorme, tanto profissional quanto pessoal, familiar, intimo.
     Muito transformado saio, do lugar onde entrei sem mesmo querer, hoje sair não quero... Mas deixarei esses conteúdos mais a frente, se não me empolgo e não tenho o que escrever no final do curso!!


quarta-feira, 8 de maio de 2013

6 de Maio de 2013 - UTI

     Pensa em um guri que cresceu ouvindo fabulosas, sim, para ele, fabulosas histórias das mais diversas Unidades de Terapia Intensiva da Capital... Pois então, ele cresce, segue o mesmo rumo de suas contadoras de história e chega onde queria... O estágio em UTI!!!!!!! \oooooo/ !!!!!
     É minha gente, foi sim o estágio mais esperado por esse que vos escreve, e de principio, assustei-me, amedrontei-me, apavorei-me, mesmo, fiquei decepcionado e frustado comigo mesmo, chegamos na Unidade todos atrapalhados, era muita novidade, enorme demanda de cuidados, e nós, ali, crianças pedindo colo da mãe.
     Mas lembramos, enfim, não somos mais crianças, estamos grandes agora, somos grandes agora, nossas mães e pai não estão mais ali com a gente, agora, somos quase maior de idade, só nos falta o diploma e o registro, mas na prática, somos crescidos. 
     Depois que pegamos o embalo, foi só alegrias, tudo aquilo que eu esperava, foi alcançado, realmente amo a UTI, definitivamente é o MEU mundo, me encontrei mais do que nunca.
     Enfim, não muito oque falar, só mesmo é que sei onde está o meu lugar, que amei o estágio e agora muito  ansioso para o meu estágio final, que sim, sera em uma CTI!!!!

E vocês, se encontraram?!